HydroLANDSCAPE 2016: Como calcular dimensionamento do projeto

24/11/2020 - Augusto

Este artigo pretende aprofundar a memória de cálculo do dimensionamento hidráulico com o HydroLANDSCAPE.

Para fazer a demonstração será utilizado um projeto desenhado com o HydroLANDSCAPE e já dimensionado como na imagem abaixo:



Primeiramente vamos entender a tela de Memória de Cálculo. Clicando em Memória de Cálculo teremos um relatório com o cálculo de cada setor do projeto.



O HydroLANDSCAPE calcula a perda de carga de todos os tubos do projeto e determina o "pior caso" de cada setor para, posteriormente, calcular a pressão/vazão necessários na origem (bomba ou hidrômetro).

Na tela de dimensionar, na aba Exibir podemos marcar a opção "Destacar pior caso" para ver, em verde, o pior caso de cada setor. A válvula pintada de verde indica que esta será utilizada no dimensionamento da origem, ou seja, o setor que tem a válvula pintada de verde tem a maior demanda de pressão do sistema.

Assim, no relatório de cálculo temos o pior caso de cada setor e na tela de dimensionamento podemos ver destacado a sequência de tubos e aspersores que foi apresentada neste relatório.



No caso do projetista buscar conferir ou entender melhor o relatório de cálculo, ainda há a opção de marcar "Exibir ID" para poder localizar na tela de dimensionamento cada tubo, ou aspersor calculado na planilha.

Na imagem abaixo marquei "Exibir ID" e fiz um zoom no "Pior Caso". Agora fica fácil localizar na memória de cálculo cada tubo dimensionado, bem como a vazão acumulada em cada aspersor.



Uma boa dica pode ser exibir lado a lado a tela de dimensionamento e a tela de memória de cálculo, como na imagem abaixo:

Veja Também

  • HydroLANDSCAPE 2016: Como fazer cálculos hidráulicos
  • HydroLANDSCAPE 2016: Cálculo de Dimensionamento do Hidrômetro
  • HydroLANDSCAPE 2016: Como dimensionar setores separadamente

  • Categoria: HydroLANDSCAPE | HydroLANDSCAPE 2016 | HydroLANDSCAPE 2016: Conheça a Tela do Programa | HydroLANDSCAPE 2016: Dimensionar | HydroLANDSCAPE 2016: Como calcular dimensionamento do projeto
    0 ms
    HydroLANDSCAPE
    Conheça o HydroLANDSCAPE, software técnico para projeto de irrigação de paisagismo e áreas rurais
    Quero conhecer